10 Ideias de Decoração

Reunimos algumas das dicas e soluções de decoração mais eficazes e fáceis de reproduzir, adequadas para diversos espaços da casa: salas de estar e de jantar, cozinha, quarto e banheiro. Nem os halls e corredores ficaram de fora!

01. Quer modernizar a estante sem gastar muito? A dica da arquiteta Andrea Murao é cobrir o fundo com diferentes papéis de parede. Utilize sobras que você tenha em casa ou compre rolos avulsos, geralmente mais em conta.

02. Use mais de um pendente sobre a mesa de jantar. Eles podem ser idênticos ou totalmente diferentes.

03. Fuja do comum ao comprar seu criado-mudo. Mesinha lateral, cadeira ou, se o espaço permitir, até escrivaninha são eficazes substitutos.

04. Você sempre muda de ideia em relação à posição das fotografias e obras de arte? Em vez de pendurá-las, apenas as apoie na prateleira ou em uma canaleta metálica.

05. Basta colocar um tampo de vidro sobre um palete e rodízios na base dele para ter uma mesa de centro.

06. Exponha os tijolos originais e dê um aspecto rústico-industrial à decoração.

07. A coluna de sustentação faz parte da mesa de alvenaria. Projeto do designer de interiores Marcel Steiner.

08. Uma estante fininha, com menos de 10 cm de profundidade, pode abrigar esmaltes e outras miudezas, e manter o banheiro organizado.

09. Para causar impacto, eleja sempre um item de cor vibrante no décor. Pode ser uma estante, um tapete ou estofado.

10. Pastilhas nunca saem de moda. Uma maneira de modernizá-las é criar um degradê de tons.

 

Via: Casa e Jardim

Ideias de mesa para misturar sofisticação e peças simples no ano-novo

A agenda cheia de confraternizações do final de ano é super esperada por quem ama receber. A consultora de moda Fernanda Mendonça está nessa turma: ela tem em casa um verdadeiro acervo que se transforma conforme a recepção. São peças compradas em viagens, em lojas de grifes de décor e frutos de muitos garimpos em supermercados e home centers.

– Gosto é da bagunça, de produtos de diferentes alturas, e sempre fujo do simétrico. Também gosto de criar novos usos para os objetos. O pote em que está o tomate-cereja, por exemplo, é um copo com canudo – conta.

Para esta composição, Fernanda pensou em um sunset seguido de jantar – basta incluir os pratos mais tarde. As taças ficam na cristaleira ou no armário: é o convidado quem decide em qual modelo vai beber.
– O bom dessa mistura é que as pessoas vão descobrindo a mesa ao longo da noite.
É um prazer para quem recebe – diz.

DEIXE A MESA COM A SUA CARA
Fernanda Mendonça criou propostas de mesa para três estilos diferentes de anfitriã. A ideia é valorizar na decoração um pouco da personalidade de quem recebe:

A viajante. O jogo americano é plastificado, e uma linha encerada dá o retoque no guardanapo. A louça da Tok&Stok,
da linha Cities, traz nomes estilizados de cidades como Nova York, Madri, Londres e Roma. Foto: Omar Freitas/Agência RBS

A romântica. A louça da loja Tânia Bulhões ganhou um toque diferente:
o souplast é, na verdade, um prato de vidro de servir à mesa. Foto: Omar Freitas/Agência RBS

A prática. O guardanapo é cheio de estilo – e feito de papel. Para completar, um souplast (Leroy Merlin)
e o enfeite aramado rosa-metálico da moda (Hipermercado Big). Foto: Omar Freitas/Agência RBS

Um banco ou um aparador pode servir de apoio para copos, deixando a mesa livre para os petiscos.
Foto: Omar Freitas/Agência RBS

Via: Donna

Decoração de Natal: Ideias de guirlandas para inovar nesse fim de ano

Quer investir em apenas um item de decoração natalina? A guirlanda é uma ideia prática, que a cada Natal passa por transformações e se alinha às tendências da temporada. Olhando estes modelos, fica fácil de fazer uma retrospectiva do que fez sucesso em 2017: pompons, plantinhas (entre elas, as suculentas) e maxitricô. As guirlandas mais personalizadas podem compor com o visual da casa e também ser usadas em outras datas especiais da família.

Veja algumas versões autorais e de série que fazem bonito nas comemorações de final de ano.

Trabalhos em série também são peças-chave na decoração.
A Camicado tem estas guirlandas pequenas (com medidas entre 10cm e 13cm de diâmetro)

Coisas da Luciana, que trabalha com linhas e fios em peças encantadoras, apresenta uma ideia criativa,
que pode ser feita com reaproveitamento de materiais: uma guirlanda de botões.

O pompom esteve em alta nos ateliês em 2017. Estes modelos são assinados por
Lu Gastal, que também ministra cursos online

Difícil não se apaixonar pelas mantas de maxitricô que bombaram neste ano. Para o Natal, o ateliê
Magma Merino, de Farroupilha, criou esta versão de guirlanda cheia de estilo

As propostas naturais com plantas foram as queridinhas do décor. A peça com suculentas é de Adriana Schüler,
da Bendito Verde Paisagismo. A versão ao lado é da Mimo em Flor

Via: Donna

Quatro dicas para inovar no criado-mudo

O criado-mudo costuma ser aquele móvel mais convencional, quadradinho e com gavetas, para ficar nas laterais da cama. Pois é possível sair do usual e deixar o quarto de casal com mais charme escolhendo outras peças para este recanto. O objetivo final continua sendo o mesmo: servir de mesa auxiliar para a hora de dormir, aparando objetos úteis como livros, óculos, abajur, creminhos noturnos e aquele necessário copo de água.

As arquitetas sócias na Arquitetando Ideias, Carla Tortelli e Luana Fernandes, que assinam os quatro projetos desta página, mostram diferentes aplicações de móveis nos ambientes. Confira as alternativas para inspirar sua próxima transformação no quarto.

Dose Dupla

Em vez de um apoio só, que tal dois? As mesinhas (acima) são da loja online Origami Design. Fácil de copiar a ideia com outras peças. Observe que, com diferentes alturas, o efeito fica mais legal. Na Mobly, o modelo míni e o maior (abaixo) fazem este jogo, com 47cm e 22cm de altura.

Inusitadas

Como resistir a este simpático duende apoiando objetos? O modelo é da Casiere Interiores. Para outra solução descolada, está na moda personalizar tonéis. Este de 85cm de altura é do site Toneo: pintado de marrom e azul-claro, tem tampa removível e, assim, pode-se utilizar o interior para guardar de tudo.

Utilitários

Ideia para aproveitar não só a lateral da cama, mas também a parte de cima e acomodar mais objetos: a cristaleira em madeira de demolição da Móveis do Bem combina com o estilo do quarto. Se o ambiente tem cores muito suaves, uma alternativa é um toque de cor, como esta cristaleira em laca amarela à venda no site das Americanas.

Pró-beleza

Quem não tem muito espaço no resto da casa para se arrumar pode substituir dois criados-mudos nas laterais por um único móvel grande em um dos lados _ como esta penteadeira, acervo do morador, renovada com cor vibrante. Já esta à direita, da Oppa, também funciona por seu design clean, entre o retrô e o clássico, e ainda facilita a vida por ter um espelho.

 

Via Donna

Décor em palavras: confira dicas e modelos de quadros com mensagens

Mensagens positivas e frases de efeito vêm ganhando espaço para além das redes sociais: são aposta certa no décor. Além de fazer bonito nas paredes, também contam um pouquinho sobre o dono da casa. As opções são para todos os ambientes da casa, com frases bem-humoradas nos recantos gourmet, trechos de letras de música e poemas, tiradas famosas e muito mais. Para quem quer ter na sua parede algo mais exclusivo ou presentear alguém, a customização é sempre uma ideia com charme à parte.

A estética clean desses três quadros vai bem em qualquer cômodo: o amor é a chamada da Urban Arts, um “tudo bem” dá o recado na versão da Santo Quadro e a On the Wall traz o modelo em preto e branco.

Os quadros da Meu Móvel de Madeira têm um efeito que lembra os rabiscos em lousa, o do site da Papel de Parede parece impresso em madeira e as “desculpas” pela bagunça dão um toque divertido ao modelo da Bem Colar.

 

Via Donna

 

Aprenda a lavar e limpar todo tipo de cortina

Aprenda a lavar e limpar todo tipo de cortina

O sol é o primeiro vilão das peças de tecido: desbota e faz com que o material se desgaste mais rapidamente. Nesse caso, lance mão da proteção de um forro. Para preservar a trama e eliminar o pó, outro inimigo, passe aspirador a cada dez dias, evite que o vento sugue a cortina para fora da janela e lave-a de forma apropriada ao tipo de tecido – seguindo as instruções da etiqueta ou as dicas que damos aqui. Em geral, basta uma lavagem ao ano, mas a frequência precisa ser maior em ambientes úmidos, onde os ácaros se proliferam. Aqueles que priorizam a praticidade devem, na hora da compra, escolher um material durável e fácil de cuidar. “Quando o tecido é misturado com poliéster, amassa menos e tem menor risco de encolher”, explica Judite Grabarz, da Angelina Cortinas, de São Paulo. Hoje, há tecidos mistos de todos os tipos.

Dicas gerais de como lavar cortinas

Primeiro, aspire com o bocal de escova para tirar o pó acumulado.
Retire argolas e eventuais acessórios.
Coloque na máquina somente a cortina (sem o forro ou outras peças de roupa) e evite centrifugar.
Se estiver muito suja, deixe-a de molho em sabão em pó por até 40 minutos. “Faça a pré-lavagem sempre com água fria, ou a sujeira poderá se fixar”, alerta Ricardo Monteiro, da Quality Lavanderia, de São Paulo. Na lavagem em si, a temperatura da água depende da trama, mas a maioria pode ser higienizada a quente, o que ajuda a remover manchas. Ficou na dúvida ou com medo de encolhimentos? Mande para uma lavanderia.
Não é recomendado usar amaciante, que pode ocasionar manchas.
“A peça volta ao varão ou ao trilho para secar e se auto alisar, o que dá caimento”, ensina Judite.

Como limpar persianas

No dia a dia, utilize aspirador de pó com bocal de escova. “Se preferir o espanador, passe-o nas lâminas voltadas para baixo, vire-as para cima e passe de novo.Não faça lâmina a lâmina para evitar que entortem”, orienta a arquiteta carioca Ana Lucia Moretz-Sohn David. Outra dica é o limpador Fuzzy Wuzzy (R$ 29,20), da Higiene e Cia: três hastes cobertas de microfibra limpam até quatro lâminas simultaneamente.
Para a limpeza pesada, busque mão de obra especializada. “O rofissional retira e devolve as persianas apenas – o motor continua instalado no local”, explica Darcy Ramos, da American Limp, de São Paulo.

Saiba quais cuidados você deve ter ao lavar cada tipo de tecido:

Algodão pré-encolhido e tergal: ambos podem ser lavados na máquina e com sabão em pó comum. O algodão pré-encolhido não corre o risco de encurtar na lavagem feita com água a 60 ºC.
Linho, xantungue, algodão puro e seda: melhor confiar o serviço a uma empresa especializada, já que podem desbotar e encolher. Dependendo do tecido, a lavagem do metro linear custa a partir de R$ 14 na Quality Lavanderia, que trabalha com todos os tipos de cortina e tem mais de 100 endereços no país.
Poliéster: deve-se deixá-lo de molho em água fria por até 40 minutos, sem nenhum produto, e trocar o líquido três vezes, segundo João Marcelo Issa, da loja paulistana Casa Mineira. Nunca secar ao sol.
Renda: antes de ir à máquina, insira-a em um saco de proteção (disponível em lojas do ramo) e use sabão em pó.
Veludo: de vez em quando, escove-o com um pano de camurça, ligeiramente umedecido com água morna.
Voal: “Lave com sabão líquido de coco. Se for branco, no enxágue, adicione uma colher de sopa de bicarbonato”, diz a personal organizer paulistana Eliete Teixeira. Deixe a máquina em modo de lavagem delicada.

Como limpar modelos especiais         

Cortina romana: use espanador. Se o modelo for de tela solar, passe um pano seco com sabão neutro.
Blecaute de PVC: limpe com esponja e sabão neutro. “Essa operação pode ser feita com a cortina pendurada”, ensina Roberto Richter, da Bella Janela, de Blumenau, SC.
Rolô: desenrole-o completamente e aspire dos dois lados com bocal de escova.
Painéis: utilize pano úmido com detergente neutro. “Se o trilho for de alumínio, ajuste sempre a porca do parafuso, pois ela desrosqueia com o uso e pode cair”, alerta Analucia.

E como eu faço para limpar os acessórios?

Acessórios resinados ou de acrílico: somente retire o pó com uma flanela.
Bandô com estrutura de madeira: passe aspirador de pó frequentemente para não ficar encardido.
Varão, trilho e argolas cromados ou de latão: basta um pano úmido. “Se os acessórios tiverem muito tempo de uso, aplique limpa prata líquido. Só tome cuidado para não deixar cair no tecido”, orienta João Marcelo, da Casa Mineira. Para evitar a ferrugem, Eliete dá uma dica caseira: “Ferva água com vinagre emergulhe nela os anéis. Passe essa mistura também em varões e ponteiras”. No caso dos trilhos, verifique sempre se não estão enferrujados ou danificados.
Varão, trilho e peças de alumínio ou madeira: empregue lustra-móveis ou um pano embebido de um pouco de óleo de cozinha. “Além de manter o brilho do acabamento, esse procedimento facilita o deslize de ilhoses e argolas”, esclarece Judite, da Angelina Cortinas.

 

Via casa.com.br

Saiba quais as cores mais adequadas para cada ambiente da casa

Existe cor certa para pintar um ambiente? Sim e não. A cor influencia o comportamento humano, mas cada um tem sua percepção. Na hora de escolher, mais do que as tendências do momento, pesam o perfil do morador, os tons de preferência e as sensações e reações que provocam.

– Certo e errado é muito limitador. O orgulho de libertar-se e expressar a personalidade na própria casa tem de ser maior do que o temor de errar – destaca Ana Kreutzer, consultora de cores da Suvinil. Entusiasta de ambientes coloridos, o designer Johnny Thomsen tem estratégias para driblar o que denomina de “medo enraizado da cor”: – Não posso escolher a cor que o morador odeia, mas lembro que o bege e o off-white também cansam. Preciso entender o cliente para captar o cenário perfeito da felicidade dele e conduzi-lo com segurança.

Confira as sugestões de cores mais recomendadas para cada ambiente:

♦ Defina a função do cômodo: é um local para relaxar, estimular ou se concentrar? Busque os tons adequados para esse propósito. Como você vê nestas duas páginas, há cores que energizam, tranquilizam ou mesmo estimulam o apetite.

♦ Conheça você mesma: abra o guarda-roupa e analise as 10 peças mais usadas. Que cores predominam.

♦ Olhe ao redor: qual a cor dos móveis e dos objetos? A resposta ajuda a combinar (ou a contrastar) a cor da parede com a mobília que você já tem.

♦ Observe a iluminação: lâmpadas amarelas “esquentam” as cores, e a brancas clareiam.

♦ Planta baixa na mão: com base na área e no formato da peça, defina qual parede destacar com cor. Se o ambiente for pequeno, comece com um detalhe e observe por alguns dias antes de continuar.

 

Sala de Jantar

É o ambiente ideal para usar tons intensos e vivos – laranja, verde e marrom –, que estimulam o apetite, como esta sala de jantar predominantemente em vermelho projetada por Johnny Thomsen. Observe a sensação de profundidade que a pintura no teto proporciona.

Dormitório

É um ambiente onde se busca conforto e aconchego, também muitas vezes utilizado para ver TV ou como home-office. Em cima de uma base neutra, brinque com cores e formas, criando composições personalizadas.

Lavabo

É o espaço para ousar, como mostra a foto deste ambiente em cinza-chumbo e laranja, de autoria de Thomsen. Ele destaca: o lavabo pede exagero e dramaticidade, e isto pode ser feito com qualquer cor.

Home-Office

Para energizar e estimular a produção, os tons de amarelo, como o mostarda da foto, são os preferidos. Note que a área pintada atrás da mesa tem função extra: delimitar o local de trabalho.

Living

O ponto de convívio social pede equilíbrio e harmonia com tons neutros, como branco e bege, e relaxantes, como azul, verde e violeta. A parede pintada em verde arremata a proposta natural de “floresta dentro de casa”.

Cozinha

O branco transmite a sensação da assepsia desejada para a manipulação de alimentos, como nesta cozinha projetada por Thomsen. Se a intenção é acolher e convidar, opte por madeira e tons quentes nos detalhes.

 

Via Donna

Adesivos de Parede: Renove a Decoração de sua Casa

Utilizar adesivos de parede é uma das tendências da área da decoração. Eles são itens decorativos extremamente versáteis e combinam com diversos estilos de decoração. Os adesivos de parede tem o poder de mudar o visual de um ambiente, dando vida, movimento e estilo ao espaço.

Um dos motivos da ascensão dos adesivos de parede é a facilidade de aplicação, que é simples e não gera muita sujeira no ambiente. Outro grande fator do grande uso do adesivo de parede é o valor investido ser baixo, quando comparado a outros revestimentos decorativos.

Quartos infantis são ótimos lugares para colocar adesivos de parede.

Na hora de escolher o adesivo de parede ideal para o seu ambiente, é importante você analisar a decoração já existente. Os adesivos de parede devem ser harmônicos com o restante da decoração. Se o ambiente que você deseja aplicar o adesivo está com muita informação na parede e no restante do espaço, talvez seja dispensável o uso do adesivo. Nesses casos é melhor substituir alguns itens pelo adesivo. Entretanto, se o cômodo estiver mais vazio, os adesivos de parede podem fazer toda diferença.

Adesivos de parede musicais dão o charme para o quarto de solteiro

Existe inúmeras opções de adesivos, desenhos modernos, realistas, infantis, fotografias, do estilo sóbrio ao romântico. Cada adesivo pode transmitir uma sensação diferente de acordo com a decoração que o cerca. Um bom exemplo são os adesivos de árvores que podem deixar um espaço mais zen ou mais moderno, variando de acordo com cada forma de aplicação.

Banheiro com adesivos de parede é divertido e exclusivo.

Os adesivos de parede possuem um versatilidade tão grande que podem ser aplicados em outras superfícies. Alguns móveis como armários, guarda-roupas, aparadores e mesas podem receber um adesivo de parede, desde que sejam totalmente lisos. As portas totalmente lisas também podem ser decoradas com os adesivos.

Adesivos de parede podem ser colocados em outras superfícies lisas.

Caso você mesmo for aplicar os adesivos de parede,alguns cuidados são necessários:

– A parede deve estar totalmente limpa, sem rachaduras, sujeiras ou desníveis.
– Na hora de aplicar, trace uma linha marcando o inicio ou o fim do adesivo, de acordo com o desenho.
– Use um pano úmido para auxiliar na aplicação e evitar bolhas.
– Caso crie bolhas, fure-as com uma agulha e passe o pano úmido por cima.
– A cor deve combinar com o restante do ambiente
– Se o adesivo for branco, deve contrastar com a cor da parede

Confira nossa galeria com os adesivos de parede mais lindos aplicados no ambiente:

 

Via VivaDecora

Como organizar as estantes: dos objetos de decoração aos livros

Decoração de estantes

Estantes são ótimas contadoras de histórias em uma casa. Ali sabemos se tem um bom leitor, uma pessoa que curte registrar os momentos em porta-retratos e até um colecionador. Mas tem alguma regra na hora de escolher um modelo?

A arquiteta Liana de Lamare Robe projetou a estante totalmente simétrica da foto acima em um solarium. O efeito da luz natural dispensa comentários, mas como se pode pensar na distribuição dos objetos?

– O ideal é começar pelos maiores. E no caso de nichos todos iguais, é interessante criar um balanço jogando com as alturas dos livros ou colocando um vaso, por exemplo – explica Liana.

Já Fernanda Paim quis criar um contraste em seu novo escritório de arquitetura, todo clean e neutro. Aproveitou a estante e investiu na laca amarela.

– Acho que tanto a estante quanto os objetos que são colocados nela trazem muita energia para o ambiente – destaca.

A questão dos materiais também pode gerar dúvidas. A melamina, segundo Liana, é a mais prática para limpeza e a que mantém o resultado por mais tempo:

– Para optar pela laca, é preciso que seja um perfil de morador que gosta de atualizar a casa e retocar pinturas de tempos em tempos nos móveis.

As profissionais compartilham ideias para ajudar você a escolher ou até mesmo a reciclar uma peça que tem em casa.

Para comprar ou reformar

• Sempre observe se os nichos têm entre 35cm e 45cm de profundidade. A altura para livros em pé deve ficar por volta de 50cm.
• Quando as estantes são com nichos assimétricos (diferentes entre si nas medidas), valorize os verticais usando objetos esguios, como vasos.
• Uma boa dica para dar movimento é mesclar livros em pé com outros deitados.
• Para reciclar uma peça que já tem em casa, é possível prever fitas de Leds e até mesmo um fundo de espelhos para as prateleiras.
• Em caso de estantes com prateleiras longas (mais de 1metro) é preciso que as chapas de madeira sejam mais espessas. Também é importante prever alguns reforços: quem gosta do estilo industrial pode tirar partido de mãos-francesas metálicas.
• Avalie suas necessidades. Em alguns casos, vale – e muito – fazer alguns nichos fechados.

Decoração de estantes 001

Os nichos desencontrados se destacam no modelo da Lebes. Já a Quero-Quero apostou nos traços mais contemporâneos e em uma das cores do ano, o verde.

Decoração de estantes 002

Decoração de estantes 003

 

Via Donna

Saiba Quais São As Cores de 2017 Para a Decoração: O Que Combina Com a Sua Casa?

Imagem principal

Já é tradição: neste período do ano, as marcas de tinta lançam as coleções com a paleta que deve comandar a temporada seguinte. E aí quem está pesquisando dicas de decoração para a casa é bombardeado com as chamadas “cores de 2017“. Como fazer misturas diferentes sempre dá um pouco de medo, a designer de superfície Renata Rubim recebeu em casa para um bate-papo para descomplicar o assunto.

Pode-se dizer que Renata tem uma vida dedicada às cores. Sabe aquele tom de coral com toque de cinza que é o queridinho do momento? Pois a designer premiada internacionalmente com nomeações como o IF Design Awards, da Alemanha, já a usou no projeto de um tapete na década de 1970.

– Claro que, na época, as pessoas não entenderam muito – lembra, aos risos.

Em um tema em que as regras são tênues, sobram algumas convicções: todas as cores que estarão em alta no próximo ano têm uma leve interferência do cinza. Basta olhar os azuis, os verdes e até mesmo o amarelo. É claro que quem gosta de cores puras pode usar, mas a dica é sempre ter um desses matizes em meio-tom para “baixar a energia do ambiente”, na opinião da especialista.

Outra dica importante: ao pensar a cor do ambiente, imagine ele com a luz do dia e também quando escurece, onde as lâmpadas podem deixar a pintura um pouquinho mais fria. E não tenha vergonha de pedir aquelas paletas das cartelas das marcas. Dali podem sair combinações que você nunca imaginaria. Confira a seguir as dicas da designer.

Palha e Areia: Para Renata Rubim, esses tons são sinônimo de elegância e vão muito bem com preto, cinza-chumbo e azul-petróleo.

Areia e Palha

Lilás: O lilás da parede com o verde-petróleo das cadeiras dá um toque de ousadia, mas sem perder o romantismo.

Lilás

Azul acinzentado: grande aposta da designer para o ano. Combine com um tom médio de madeira e cobre, o metalizado da vez.

Azul acinzentado

Coral: O tom de coral assume o espaço do vermelhão de anos atrás. Para a designer de superfície, até os laranjas caem bem quando ganham um meio-tom.

Coral

Amarelo: Até o amarelo ganhou um toque de cinza. Deve ser usado de forma pontual, evitando propostas mais puras. Que tal um amarelo com tons pastel e uma leve dose de cinza-gelo?

Amarelo

 

Via Donna

20 Truques Simples de Decoração para Transformar Sua Casa

Decorar uma casa não é uma tarefa fácil. Cada pessoa possui um estilo diferente e deve adequá-lo ao ambiente que deseja mudar.

Mas não é só o gosto que deve ser levado em conta na hora de fazer aquela mudança na casa. É preciso pensar em praticidade, funcionalidade, conforto e, muitas vezes, se a ideia que se quer aplicar vai funcionar no ambiente.

Segundo o arquiteto Rodrigo Rocha, pensar com cuidado em como decorar é muito importante para estabelecer a harmonia do ambiente: “Nossa casa é feita de pequenos detalhes, cada um com um valor em especial. Mas é preciso cuidado porque é muito comum a gente acumular coisas que gostamos (quadros, vasos, toalhinhas, almofadas, porta retratos e objetos variados) e no final acabam poluindo o ambiente, sobrecarregando a casa de informações. É importante ter noção do espaço que você tem, para então começar a ver reais oportunidades de como ocupá-lo de maneira criativa”, pondera.

Mas e quando a decoração já é a mesma há muito tempo e enjoa-se dela? Para mudar pequenos detalhes da casa sem gastar muito, confira abaixo 20 dicas de coisas que você mesmo poderá fazer para renovar o ambiente, gastando pouco.

1 –  Mude os móveis de lugar

Rodrigo salienta que, antes de qualquer mudança drástica, mudar os móveis de lugar é uma excelente opção. O arquiteto afirma que a disposição dos móveis faz toda a diferença e mudá-los já pode mudar completamente o ambiente.

20 truques simples de decoração 1

2 –  Reforme móveis

Caso a mudança de lugar dos móveis não seja suficiente, é hora de colocar a mão na massa. Em se tratando de mudar a decoração a baixo custo, a reforma de móveis é unanimidade entre arquitetos, decoradores e designers.

A arquiteta Ana Carla aconselha uma pintura básica nos móveis, “handmade mesmo”. Já para quem quer se aventurar em texturas, a designer Caroline Marrocos afirma que existem diversos tipos de técnicas que dão resultados diferentes e bonitos: “Existe a pátina, o envelhecimento, o laqueamento… todos podem mudar o estilo do móvel totalmente”, avalia.

3 –  Invista em objetos

Para aqueles que não querem ter tanto trabalho, uma manta, capa de almofada ou capa nova pro sofá podem mudar totalmente a cara do ambiente, segundo Ana Carla.

20 truques simples de decoração 3

4 –  Coloque vasos de planta

Outra excelente opção, segundo a arquiteta Ana Carla, é fazer arranjos com vasos de planta, que dão vida ao ambiente. Esta opção se adapta a banheiros, salas, quartos, corredores e até cozinha. O arquiteto Rodrigo Rocha apenas ressalta para alguns cuidados com as plantas: “Não se deve colocar um cacto onde pessoas possam se ferir, por exemplo”, reflete.

20 truques simples de decoração 4

5 –  Monte uma parede com quadros ou galeria de fotos – ou tudo junto

Ana Carla diz que outra dica interessante é montar uma parede com quadros. Rodrigo também é favorável à ideia, mas atenta para alguns detalhes: “Tenha cuidado para não sobrecarregar o ambiente e nem gerar conflitos visuais – quadros e fotos, por exemplo, devem estar sempre distantes da TV, pois a dinâmica da observação e contemplação são completamente diferentes.”

No caso das fotografias, os detalhes a se atentar são outros: “Entenda que há ambientes mais acessíveis e outros mais reservados. Aquela foto da mãe amamentando fica no quarto”, exemplifica Rodrigo. Fotos de viagem são uma ótima pedida.

20 truques simples de decoração 5

6 –  Pendure itens inusitados na parede

Os espelhos já são velhos conhecidos da decoração. Mas uma galeria com vários espelhos, em diversos formatos e tamanhos é certamente uma decoração que surpreenderá. Molduras vazias, antigas ou novas, coloridas ou não, podem dar um novo ar para a parede que se quer mudar. Por fim, pratos não servem apenas para colocar alimentos. Eles podem ficar lindos se pendurados na parede, formando um mosaico.

20 truques simples de decoração 6

7 –  Troque a cortina

As cortinas podem ser excelentes itens de decoração e trocá-las pode ser uma ótima ideia para mudar a cara do ambiente. A mesma dica vale para a cortina do banheiro.

20 truques simples de decoração 7

8 –  Faça uma luminária

Uma luminária nova pode ser muito cara, mas existem luminárias lindas que podem ser feitas em casa, que darão um ar totalmente novo (e chique!) ao ambiente.

20 truques simples de decoração 8

9 –  Coloque adesivos nas paredes

A designer Caroline Marrocos dá uma ideia para mudar a cara da cozinha sem gastar muito: colocar adesivos de parede. Segundo a designer, existem muitas opções que imitam revestimentos.

Sabe aquele azulejo que você está com vontade de ter mas não quer ter o trabalho de trocar? Um adesivo faz o papel, porém é mais barato e com menos sujeira. Está permitido “colocar” azulejos do banheiro, na sala e até no quarto.

20 truques simples de decoração 9

10 –  Cole adesivos de geladeira

Ainda falando em adesivos, que tal um toque bem humorado na cozinha? Adesivos de geladeira são uma excelente maneira de fazer qualquer um rir – e ainda mudar a cara da cozinha.

11 –  Pintar a parede

Para aqueles que querem ousar, pintar uma ou mais paredes do ambiente pode transformar a decoração. “Invista em cores ao invés da segurança dos tons de branco e bege, eles também enjoam como qualquer cor”, aconselha Caroline.

12 –  Papel de parede

Não quer pintar? Invista em um papel de parede bonito e que combine com seus móveis. Ele certamente fará a diferença.

20 truques simples de decoração 12

13 –  Reutilize objetos antigos

Dê vida nova a objetos antigos, como bandejas e copos de prata. Exponha-os juntamente com objetos modernos, agregando um ar elegante e sofisticado à decoração.

20 truques simples de decoração 13

14 –  Faça um criado-mudo

Com compensado, é possível montar seu próprio criado-mudo, gastando pouquíssimo.

20 truques simples de decoração 14

15 –  Faça uma horta

Não sabe o que fazer no jardim? A designer Caroline Marrocos aconselha: “faça uma horta”. Além de mudar a decoração, você ainda contará com ervas aromáticas e alimentos naturais para cozinhar.

20 truques simples de decoração 15

16 –  Troque pequenos objetos de tempo em tempo

Rodrigo afirma que em certos ambientes, é exercitando a criatividade que as boas ideias aparecem: “você não pode trocar de privada todo mês, mas pode sempre trocar de toalhas e pequenos enfeites”, avalia.

20 truques simples de decoração 16

17 –  Use objetos naturais

Quer criar um ambiente para poder relaxar? Que tal decorar com conchas, areia e vidro, trazendo um ar praiano para o ambiente?

20 truques simples de decoração 17

18 –  Exponha instrumentos musicais

Instrumentos musicais são sempre objetos chamativos e agradáveis de se apreciar que podem passar a fazer parte da decoração.

20 truques simples de decoração 18

19 –  Pinte sua cabeceira

Sim, isso mesmo que você leu. Pinte a cabeceira da cama na parede e ganhe um móvel novo para o quarto, gastando quase nada.

20 truques simples de decoração 19

20 –  Pendure um alvo de dardos na parede

Um alvo de dardos, além de reunir as pessoas, ainda traz momentos de descontração e divertimento, segundo Rodrigo.

20 truques simples de decoração 20

 

Mudar a decoração pode ser mais fácil e barato do que se imagina. Com boas ideias, vontade e criatividade, a casa pode ganhar uma cara totalmente nova, sem pesar no bolso!

Via Dicas de Mulher

Como Arrumar a Cama de Forma Correta

Como arrumar a cama de forma correta

 

Manter a cama sempre limpa e muito bem arrumada é uma questão de organização que também influencia em uma boa noite de sono. Saber como arrumar a cama da forma correta deixa o quarto mais bonito, além de evitar os vincos no lençol e aquela aparência de desleixo.

Para quem não tem muita prática, parece ser complicado, mas nada que boas dicas e algum treino não resolvam. Confira algumas dicas para arrumar a cama para ter lençóis muito bem esticados, igual aos dos quartos de hotel. Colocando as dicas em prática todos os dias, fica fácil pegar prática.

Passo-a-passo de como arrumar a cama

  1. Encape o colchão com o lençol de elástico nas extremidades;
  2. Coloque um lençol com o lado avesso para cima, de forma a que as linhas da parte de cima estejam para a cabeceira da cama e a parte de baixo se estenda para além do colchão, chegando até ao chão.
  3. Por cima, coloque uma coberta fina de forma que fique a alguns centímetros do topo do lençol.
  4. No fundo da cama, coloque as bainhas do lençol e da colcha debaixo do colchão, deixando as laterais penduradas;
  5. Ainda na parte do fundo, passe para uma das laterais da cama;
  6. Nas bainhas do lençol e da colcha que estão penduradas, segure as pontas cerca de 30 centímetros do chão e levante-as com uma mão criando um triângulo;
  7. Com a outra mão encaixe a parte inferior do triângulo debaixo do colchão;
  8. Para que o lençol e a colcha formem uma prega diagonal, dobre o restante do triangulo para baixo mais uma vez;
  9. Segure a prega firmemente e coloque embaixo do colchão, sempre alisando os vincos que se formam. Repita o procedimento nos cantos restantes da cama.
  10. Na parte da cabeceira da cama, dobre a colcha e o lençol juntos fazendo uma dobra para baixo;
  11. Coloque as sobras de lençol dos lados por baixo do colchão, alisando os vincos;
  12. Finalize a arrumação da cama colocando algumas almofadas para enfeitar.

 

Via Dicas de Mulher